25 maio 2011

Educação e comunicação

A educação evolui todos os dias. As pessoas mudam e não há motivo para que a educação e a forma de educar mantenham-se estáticas. Se antigamente as aulas eram apenas expositivas, ou seja, o professor falava, o aluno ouvia e anotava, hoje a comunicação é essencial no processo de ensino-aprendizagem.
O aluno da geração C precisa falar e precisa ser ouvido. E para isso, nós, professores, devemos estar abertos para aceitar esse aluno e buscar acompanhar seu ritmo que é, muitas vezes, acelerado. Exigir uma sala de aula silenciosa, na qual apenas o professor fale é coisa do passado. Um passado que teve seu lugar, mas que agora precisa ceder espaço e aprender a lidar com as tecnologias que a geração C domina.
A troca de conhecimentos só é possível através da comunicação. Debates, diálogos, discussões, são práticas que devem fazer parte do dia a dia de uma sala de aula. O professor não pode mais entregar os conteúdos prontos para os alunos. Eles precisam de mais, precisam de desafios. Trabalhos em grupos a fim de resolver problemas propostos pelo professor tornam a aula mais dinâmica e atrativa ao aluno.
Um aliado para essa troca de informações é o computador. Através de internet, podemos criar blogs, twitters, facebooks e tantas outras ferramentas de interação social. Muitas vezes os alunos já fazem parte desses grupos, porém utilizar essas ferramentas na sala de aula é uma maneira de fazer com que ele se interesse mais em aprender e aprenda até mesmo sem perceber.
Podemos concluir então que, atualmente é inviável a educação sem a comunicação. São áreas que andam unidas. A comunicação é essencial para que a educação ocorra de forma mais eficaz e agradável, tanto para o professor quanto para o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário